5 Dicas de Henrique Bredda para escolher um Fundo de Investimento

O famoso gestor de fundos da Alaska Asset, Henrique Bredda, se tornou referência para muitos investidores devido ao expressivo retorno conquistado por seus fundos de investimento Alaska Black.

Em um bate-papo feito com o time do Dica de Hoje, Bredda ofereceu 5 dicas sobre como escolher um fundo de investimento. Considerando que ele é um dos mais bem sucedidos gestores de fundos do Brasil, vale a pena entender com ele como escolher o melhor fundo de investimento para você.

Como escolher um fundo de investimento?

Henrique Bredda traçou um paralelo interessante. O reconhecido investidor profissional explicou que as decisões para escolher um bom fundo de investimento são muito similares àquelas decisões que o próprio gestor de fundos tem que tomar, e isso impacta toda a cadeia envolvida.

Vamos entender na prática como funcionam as decisões sobre investimentos e como existe uma relação entre os mais diversos tipos de decisões que buscam retorno financeiro:

Os especialistas e educadores financeiros têm como trabalho selecionar os melhores fundos de investimento para seus clientes e público.

Já o trabalho do gestor de fundos é selecionar as melhores empresas para investir.

O trabalho das empresas, por sua vez, é escolher os melhores projetos para investir, aqueles que elas acreditam que trarão o melhor retorno do investimento para a empresa. Sendo que os executivos responsáveis por esses projetos dentro das empresas precisam fazer boas escolhas de parceiros e fornecedores para executá-los.

Esses parceiros e fornecedores, por sua vez, precisam definir a melhor forma de entregar o projeto: quem contratar, como entregar com qualidade e no prazo e assim por diante.

Repare que todos os envolvidos nessa cadeia precisam tomar decisões sobre como melhor alocar seus recursos (tempo, dinheiro etc), de forma a ter retornos financeiros.

Então na prática, todos fazem um trabalho muito análogo e seu trabalho como investidor individual, selecionando um fundo para investir, também deve seguir critérios similares àqueles necessários para se investir em ações de uma empresa em específico, por exemplo.

Vamos ver agora as 5 dicas práticas de Henrique Bredda para selecionar um excelente fundo de investimento para você!

Os gestores do fundo são honestos?

Considerando tudo isso, a primeira dica de Bredda foi avaliar se os gestores do fundo que você está analisando são honestos, assim como avaliaria se os executivos de uma empresa o são, antes de comprar ações dela.

E, nesse sentido, Bredda se refere principalmente à coerência, a fazer aquilo que dizem que farão (atitude mais que palavras).

Nos fundos de investimento isso está diretamente relacionado ao mandato do fundo. Se os gestores afirmam que investem de uma determinada maneira, eles devem investir dessa forma.

Para exemplificar: se um fundo de investimento afirma que investe em empresas sólidas, boas pagadoras de dividendo e quando você vai ver na prática está comprando ações pouco estabelecidas e má pagadoras de dividendos, ele não está cumprindo o que se propôs a fazer, certo?

Ou ainda se ele afirma que faz proteções via câmbio e num momento de nervosismo no mercado não possui moedas internacionais que apoiem essa estratégia, ele também não está seguindo o seu mandato.

Para avaliar isso, você pode acessar o site da gestora de fundos que está analisando e avaliar se a proposta de investimento (mandato) casa com a prática dos gestores ao longo dos anos.

A filosofia de investimento do fundo é vencedora?

A segunda pergunta que você deve se fazer, e buscar respostas, é se a filosofia de investimento do fundo que você está avaliando é uma filosofia que tem resultados de retorno.

Como exemplo externo, Henrique Bredda falou sobre uma gestora que invista baseada em horóscopo. Eles podem estar sendo honestos e coerentes em relação à abordagem e realmente investir com base em horóscopo, mas será que isso traz resultados efetivos? Você acredita nessa filosofia?

Avalie se os investimentos do fundo são feitos em empresas que sejam boas geradoras de caixa, se pagam barato por elas etc. Isso no caso de um fundo de ações (FIA), que é a especialidade de Bredda.

Além disso, prefira aqueles que tem uma filosofia alinhada com o que você acredita ser o melhor em termos de investimento. Se você acredita em investimentos do longo prazo, talvez não fique confortável com uma estratégia baseada em trading, por exemplo.

A equipe técnica da gestora do fundo é capaz de executar a estratégia?

Considerando que os gestores do fundo de investimento que você está analisando sejam coerentes e tenham uma filosofia de investimentos vencedora, vem a próxima pergunta: eles possuem uma equipe técnica que consiga de fato executar essa estratégia?

Você pode conhecer melhor os gestores, seu background e sucessos e fracassos de carreira, assim como buscar mais informações sobre a equipe da gestora como um todo.

Por exemplo, alguém que afirme que investe no Brasil e exterior mas não tenha pessoas suficientes e capacitadas para fazer isso não vai conseguir entregar resultado. Acompanhar ações dá trabalho e fazer isso para mercados muito diferentes se torna um desafio ainda maior.

Qual o histórico de resultados dessa gestora?

Um outro ponto muito importante a ser avaliado é o histórico de resultados do fundo e da gestora, preferencialmente ao longo de muitos anos e diferentes ciclos.

Pense em outras áreas da sua vida. Suponha que seu bebê recém nascido precisa de uma cirugia neurológica super complexa: você escolheria um médico que vai fazer uma cirurgia pela primeira vez ou alguém que já tem muita experiência e resultados comprovados?

Preferencialmente, a equipe envolvida na gestão do fundo de investimento deve trabalhar junto há bastante tempo. Isso porque no fim das contas são as pessoas tocando o fundo que trazem o resultado e pessoas muitas vezes brigam, tem divergências de opinião, de filosofia e assim por diante. Então quanto mais tempo já tenham passado trabalhando juntas, mais essas questões já essão resolvidas entre elas, diminuindo a chance de impactar negativamente os resultados.

Acompanhe o fundo de investimento ao longo do tempo

Quando falamos em acompanhar o fundo de investimento não estamos nos referindo somente a acompanhar a valorização ou desvalorização das suas cotas, mas sim o todo.

Refaça as perguntas anteriores ao longo do tempo. O fundo continua mantendo a coerência? Continua tendo uma filosofia de investimentos vencedora? O time continua contando com profissionais excelentes e que trabalham bem entre si?

Os resultados variam ao longo dos meses e até mesmo anos, então avaliar somente o resultado acaba sendo muito vago em uma janela de tempo mais curta. Você deve avaliar de tempos em tempos todos esses pontos pois são eles, de forma combinada, que mais vão impactar o resultado do seu investimento num fundo ao longo dos anos.

Lembre-se que assim como você se torna sócio de uma empresa ao comprar ações, você pode agir como sócio do fundo ao ter cotas de investimento dele, procurando acompanhá-lo não só de forma quantitativa mas também qualitativa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.